24 de agosto de 2018
Compartilhar

Atenção integral à saúde é tema abordado no XII Encontro Regional das Unimeds do Tocantins


O Encontro teve início na sexta-feira, 24, com oficinas, uma palestra sobre a Lei da Ficha Limpa e outra sobre Desafios da Saúde Suplementar, conduzida pelo presidente da Federação das Unimeds de Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

Para o presidente da Unimed Palmas e anfitrião do Encontro, Ricardo do Val Souto, o momento deve promover integração entre as cooperativas do Estado e também trabalhar questões operacionais do serviço diário de atenção à saúde. “As oficinas contemplaram assuntos que têm sido discutidos e afetam as cooperativas de todo o País, a normativa RN 430, que trata da coparticipação entre as Unimeds, e as Órteses, Próteses e Materiais Especiais, que impactam financeiramente as cooperativas”, contou.

Segundo o diretor presidente da Federação das Unimeds de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, Danúbio Antônio de Oliveira, este ano, um ponto importante que está sendo tratado é o tratamento integral da pessoa. "Além de estarmos atualizando os temas relacionados à saúde suplementar, estamos discutindo a mudança do sistema assistencial, que tem ocorrido nacionalmente. Vamos trabalhar para modificar cada vez mais esse modelo que trata apenas a doença e passar a cuidar das pessoas em sua integralidade, com foco em prevenir que fiquem doentes", disse.

Sua exposição sobre os desafios da saúde suplementar demonstrou que o modelo tradicional de assistência que ainda está sendo utilizado amplamente no Brasil tem funcionado de forma fragmentada, com diversas especialidades mas com falha no tratamento integral. A nova proposta é oferecer um modelo assistencial que leve em conta o acesso facilitado e que ultrapasse barreiras econômicas, sociais e geográficas; o atendimento integral, que, sem prejuízo aos serviços assistenciais, dê prioridade à prevenção; e o acompanhamento do cuidado à pessoa com responsabilidade e organização, sempre oferecendo informação e atendimento a longo prazo.

Também estiveram presentes os presidentes das Unimeds de Araguaína, Luiz Carlos de Oliveira, e de Gurupi, Luiz Paulo da Silveira. Para eles, o momento é de estudo, aprendizado e troca de experiências. “Temos apenas três Unimeds aqui na região e elas têm praticamente os mesmos problemas, então é importante nos reunirmos para debater essas questões e resolvê-las”, declarou o presidente da Unimed Gurupi, Luiz Paulo.

Uma reunião com os dirigentes de Palmas, Araguaína, Gurupi e da Federação encerra o XII Encontro Regional das Unimeds do Tocantins neste sábado, 25.



Outras noticias

Unimed promove 1ª UniSipatmore_vert
Unimed promove 1ª UniSipatclose

Ação realizada durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho.

Melhoria da qualidade de vida de crianças com autismo é discutido em seminário more_vert
Melhoria da qualidade de vida de crianças com autismo é discutido em seminário close

O evento que aconteceu neste sábado, 10, durante todo o dia, contou com a participação de médicos, colaboradores da Unimed profissionais da saúde, educação, acadêmicos, pais e familiares.